quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mulheres sobre duas rodas


As mulheres trocaram de vez a garupa pelo guidão das motos e estão mostrando que pilotar essa máquina de duas rodas não é coisa só pra homem.

Que as mulheres vêm se destacando no mercado de trabalho em profissões consideradas masculinas, isso todo mundo já sabe. É muito normal hoje em dia ver mulheres atuando (e bem!) como policiais, engenheiras, motoristas, bombeiras e em muitas outras profissões para as quais o sexo frágil, pelo menos na teoria, não estaria apto para atuar. Entretanto, não é somente no mercado de trabalho que as mulheres vêm abrindo espaço por entre os homens. No trânsito elas também estão se destacando positivamente.

Existem todas aquelas histórias que se ouve por ai, de que mulheres são ruins ao volante e que não conseguem dirigir um carro de forma satisfatória. Mas quando se troca o volante de um carro pelo guidão de uma moto a história muda de figura. É cada vez maior o número de mulheres que estão desafiando o trânsito das grandes cidades sobre duas rodas. E se engana quem pensa que elas pilotam apenas motos de pequeno porte.

O universo das motocicletas está ficando cada vez mais cor-de-rosa. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), 25% das motos novas comercializadas no Brasil são adquiridas por mulheres. Só em 2010, ainda segundo a Abracilo, quase meio milhão de mulheres adquiriram motos. Essas são provas irrefutáveis de que elas estão de fato fazendo uso do meio de transporte individual mais econômico e prático que existe...

Maria Cristina começou a pilotar moto em 1996, o que se tornou "um sonho realizado" para ela, que considera quadrada e ultrapassada a ideia de que moto é coisa somente para homem. Ela, que pilota uma Sport 150 e uma CB 300, afirmou que não teve nenhum tipo de constrangimento quando começou a pilotar, pois sabia que tudo dependia da força de vontade feminina em mudar essa concepção. A entrada dela no Kankão moto clube se deu através de seu marido, que também é um amante das duas rodas.

Veja reportagem completa em: http://www.jornaldaimprensa.com.br/Editorias/14711/Mulheres-sobre-duas-rodas

Nenhum comentário: