domingo, 15 de maio de 2011

VFR 1200F: sinônimo de inovação em tecnologia e design

ova referência na categoria Sport Touring mundial, a VFR 1200F conta com a inédita tecnologia desenvolvida pela Honda – a transmissão com dupla embreagem, acionada eletronicamente (DCT – Dual Clutch Transmission)

No ano em que a Honda completa 40 anos de atuação no mercado brasileiro e em que sua fábrica, localizada em Manaus (AM), comemora 35 anos de atividades, a empresa demonstra seu esforço contínuo em atender as expectativas de todos os tipos de público, buscando presença em todas as categorias. Com o crescimento da economia brasileira, o mercado de duas rodas está cada vez mais exigente e sofisticado. Por isso, é constante sua busca por inovação nos modelos de alta cilindrada, como a VFR 1200F.

O interesse da Honda pelo segmento acompanhou toda a sua trajetória no País, com modelos ícones para cada geração de motociclistas. Na década de 70, a lendária CB 750 foi eleita a “Moto do Século”. Na década de 80, a Honda foi pioneira em produzir no Brasil modelos de média e alta cilindrada, com destaque para a CB 400 e a histórica CBX 750 F (1ª motocicleta produzida no Brasil com motor quatro cilindros, DOHC). Nos anos 90, com a abertura do mercado nacional para a importação, o consumidor passou a ter acesso a produtos da mais alta tecnologia, como CBR 600F, CBR 900RR e CBR 1100XX Super Blackbird (1ª motocicleta a ultrapassar a barreira dos 300 km/h). Nos anos 2000, a Honda diversificou seu line-up para atender diferentes segmentos e passou a comercializar modelos como VTX 1800C, CB 1300 Super Four, XL 1000V Varadero, com destaque para a GL 1800 Gold Wing, única motocicleta do mundo a contar com sistema de airbag.

A VFR 1200F é uma motocicleta totalmente inovadora. Reunindo tecnologia, conforto com esportividade e vocação estradeira, foi desenvolvida com base nas necessidades e desejos dos mais exigentes consumidores. O resultado é um modelo que realmente se destaca entre os demais, graças ao seu design revolucionário e à tecnologia de ponta empregada em cada um de seus componentes.

Motor forte e progressivo

A VFR 1200F conta com motor de quatro cilindros em V a 76º, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1237 cm3, que desenvolve potência máxima de
172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. O propulsor foi concebido para atingir altas velocidades, com entrega de potência progressiva e confortável. O motor dispõe de torque já em baixas rotações, com 90% disponível a partir de 4000 rpm, tornando a VFR 1200F uma motocicleta divertida e emocionante de pilotar.

Trata-se de um propulsor extremamente compacto, devido à adoção do sistema UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvulas por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.

O modelo é equipado com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo para motocicletas de grande cilindrada.
O novo sistema possui desenho leve e compacto. Mecanicamente, é semelhante às transmissões de dupla embreagem instaladas nos automóveis, que possuem mais espaço para sistemas de maiores dimensões. No entanto, numa motocicleta o espaço é limitado, o que dificulta a utilização de transmissões idênticas às dos automóveis. A distância do solo e a alteração do centro de gravidade da motocicleta em curvas são outros fatores limitantes.


Nenhum comentário: